As mais movimentadas galerias de arte do Brasil

O mercado de arte sofreu algumas mudanças com o passar dos anos. Se antes a maioria do mercado e dos consumidores dos objetos de arte das galerias, eram de sujeitos ligados à um alto padrão de vida, hoje em dia o mercado se expandiu mais. Hoje chega a abranger atualmente uma grande classe média que compra algumas de suas peças. Por isso também, o grande montante que vem impulsionando as receitas das maiores galerias do país, provém geralmente daquelas obras mais baratas ou “menos caras”. Assim, houve uma grande mudança também no movimento das galerias de arte do Brasil. Onde algumas que se mantiveram como de altíssimo padrão, passaram apenas a atender seu nicho específico, mas muitas vezes não figuram como um dos locais mais visitados pelos amantes da arte.

Curadoria Diversificada das galerias de arte do Brasil

São Paulo, como a maior cidade brasileira, também possui a maior diversidade e as galerias mais movimentadas do país. Locais famosos e grandiosos como a Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel (antes chamada Fortes Vilaça). Responsável por belas exposições na cidade e que representa o interesse de vários artistas consagrados, dentre eles os principais nomes do Grafitti brasileiro. E, certamente um dos principais do mundo, que são os “Gêmeos”. Dupla de artistas formada pelos irmãos Pandolfo.

Conheça as mais movimentadas galerias de arte do Brasil.

Galeria Vermelho é uma outra que tem uma fantástica curadoria, sendo responsável por exposições maravilhosas que recebem milhares de visitantes e amantes das artes. O prédio foi projetado pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha, onde tem como principal característica da obra, uma grande fachada que muitas vezes também é explorada para instalações e intervenções artísticas.

Galeria Milan, criada por André Milan, um dos principais nomes da arte contemporânea no país. Também contribui para essa diversificação de galerias da terra da garoa. Na Milan, André e sua equipe dão mais ênfase na curadoria de grandes artistas contemporâneos, recebendo também um grande público que acompanha de perto esse tipo de obra, muito apreciada atualmente. Dentre os nomes da lista da galeria, um dos maiores expoentes do país, Tunga, artista grandioso que faleceu em 2016.

Brasil afora…

Em um país imenso como o nosso, existem ainda muito mais opções de fortes galerias. Na segunda maior cidade brasileira, Rio de Janeiro, belas galerias também se destacam. Dentre eles, o espaço da Anna Maria Niemeyer. Sim, a filha do fabuloso Oscar Niemeyer, tem um local grandioso, com lindas obras de vários artistas consagrados.

As melhores galerias de arte do Brasil.

Além da Anna, a Galeria Ipanema é uma das mais famosas da região e tem como curadoria principal, a presença de obras dos artistas clássicos do Modernismo brasileiro, como: Di Cavalcanti, Iberê Camargo e Portinari.

Além de Rio de Janeiro e SP, em muitos outros locais do Brasil existem belíssimas galerias. Cada qual com grandes acervos de artistas estabelecidos e outros que ainda procuram seu lugar ao Sol. Mas que, certamente, também demonstram grandes valores e tem em suas obras uma grande riqueza cultural.